domingo, 5 de outubro de 2008

FICHAMNETO

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

Melo neto, Francisco Paulo de, César Froes.Gestão Da Responsabilidade Social Corporativa: O caso Brasileiro / – Rio de Janeiro: Qualittymark Ed ., 2001

SÍNTESE
Além de analisar o contexto sócio-econômico que deu origem a um maior envolvimento do setor privado nas questões sociais, Fróes e Melo Neto explicam as características básicas da responsabilidade social corporativa e avaliam o aprimoramento das novas práticas de gestão da RSC. Responsabilidade Social é a responsabilidade assumida diante da sociedade, no que se refere a geração de empregos, ao aumento da qualidade de vida, à arrecadação correta da carga tributária, ao pagamento de salários dignos, à assimilação, à transferência de tecnologia, ou a qualquer outro fator que possa agregar benefício para a gestão e para a sociedade.

PALAVRAS CHAVES: Responsabilidade social; novo paradigma da RSC;Gestão da RSC.

CAPITULOS 01 A 03/ PAG 01 A 74


Em vez de perguntar como inovar de modo a alcançar os resultados desejados, pergunta-se aqui: como inovar de forma responsável? Trata-se de uma pergunta cada vez mais pertinente diante da emergência da responsabilidade social e ambiental ampliada como um dos parâmetros básicos de ação para todos os agentes públicos e privados, reclamada por importantes setores da sociedade mundial. Entre os novos desafios empresariais está a capacidade de contribuir para a construção e difusão de novos modelos de gestão alinhados com os processos de desenvolvimento sustentável. Uma organização inovadora sustentável é aquela que contribui para alcançar esse tipo de desenvolvimento: um desenvolvimento socialmente includente, tecnologicamente prudente e economicamente eficiente.

01. Em busca de uma nova racionalidade social, da ética perversa do dinheiro à ética benéfica do social: o confronto de duas éticas.
02. Responsabilidade social: uma analisa preliminar, o nascimento do terceiro setor, responsabilidade social x filantropia e uma analise das diferentes visões de responsabilidade social.
03. O novo paradigma da gestão na gestão da responsabilidade social, o empreendedorismo social e a filantropia de alto rendimento, a nova visão da pobreza como base do sucesso das ações sociais e o marketing social.

Responsabilidade Social de governos, cidadãos, empresas e instituições são os valores principais que caracterizam a era das responsabilidades sociais.Tal valor tem na ética o seu principal instrumento.Portanto, é possível falarmos de uma nova ética das responsabilidades social no mundo atual.Neste contexto, a responsabilidade social tornou-se a palavra de ordem. O governo procura aprimorar seu processo de gestão e política social.Os cidadãos buscam exercer sua responsabilidade social trabalhando como voluntários, participando de cooperativas de trabalho sociais, criando e participando de ong´s, fazendo doações para entidades filantrópicas e assumindo atitudes e comportamento mais éticos.
Mas é no âmbito das empresas que podemos observar a excelência no exercício da responsabilidade social.Nossas empresas tornam-se cidadãs e têm colocado a sua competência gerencial a serviço das causas sociais. Do exercício da filantropia tradicional evoluíram para a pratica da filantropia de alto atendimento.
Nossas empresas desenvolvem ações de Marketing social, obtêm retorno para o seu negocio, ampliam a sua comunicação social e ambiental.

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